Voce está em: Estudos Bíblicos - Heresias nas Igrejas

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 2005
TEMA: HERESIAS NAS IGREJAS; O FALSO EVANGELHO!
AULA Nº 13
ASSUNTO: MODISMO III) A UNÇÃO DOS QUATRO SERES VIVENTES-
PARTE 2, O FENÔMENO NO BRASIL

Texto: II Pe 2. 1-3

Introdução:
Sem dúvida alguma; a influência dos acontecimentos ocorridos na Igreja do Aeroporto pode ser detectada claramente em algumas igrejas neopentecostais brasileiras. A unção do riso, os ataques de histeria e muitas outras coisas são vistas ainda hoje em algumas denominações; entretanto nada chama tanta atenção como a unção dos quatro seres viventes.
Como vimos na outra aula, não se pode definir com exatidão onde se manifestou primeiramente a moda, mais fica claro o papel primaz da Igreja do Aeroporto na disseminação da prática.
Do mesmo modo, é difícil precisar quando esta nova onda herética e bizarra chegou aqui entre nós, mais atualmente não se pode deixar de enxergar a forte influência do ministério Casa de Davi na prática da unção dos quatro seres viventes.
Todo modismo vem e passa, mais o duro é quando um grupo que se diz evangélico torna o modismo um dos seus alicerces; por exemplo, o G12, que é uma moda, tornou-se parte do corpo doutrinário de muitas denominações; da mesma forma a unção dos seres é parte fundamental do ministério Casa de Davi.
Pelo motivo deste ministério divulgar a prática acima descrita, faz-se necessário estudar um pouco a respeito dele.

O “ministério” Casa de Davi
O primeiro problema deste ministério é que ele alega não ser uma igreja e sim um suporte de ajuda para que elas aprendam a adorar a Deus. Quando afirmam ser apenas um ministério profético (para eles significa dizer que foram chamados para profetizar / ministrar às igrejas) isso causa um grande problema, pois querem ensinar as outras igrejas como devem agir, causando grande confusão.
Neste ponto eu pergunto: Se não é uma igreja, a quem seus líderes são submissos; por acaso pastoreiam a si próprios? A que denominação eles pertencem?
Qual a base teológica e no que eles realmente crêem em termos de doutrina bíblica?

Origem
O ministério Casa de Davi surgiu em 1997, segundo o seu próprio líder, Mike Shea; no entanto, sua primeira visão veio em 1993, quando, segundo o seu relato, Deus mostrou a ele uma chave na cidade de Londrina e desde então vem lhe dando revelações nas áreas de adoração pessoal ao tabernáculo de Davi, mapeamento espiritual, sinais e símbolos proféticos e fundamentos apostólicos para a nação. Em 97, Mike montou a sua equipe junto com a sua esposa Marlene iniciando o ministério Casa de Davi.
O nome deveu-se a chave, que segundo o líder, é a chave literal da Casa de Davi.Esta chave, segundo Mike, é a chave do reino do céu, baseando-se em Ap 3.7 e Is 22.22 .
Para Mike, Deus pois no coração de Davi a construção de um local onde seria adorado 24hs e os sacerdotes e levitas seriam divididos em turnos, Mike afirma ter a missão de levantar um tabernáculo de Davi, onde possa haver esta adoração com divisão em turnos. Ele considera ter recebido de Deus a revelação sobre a adoração verdadeira.
Em 1996, Mike Shea disse que o Espírito santo mostrou o lugar da construção do centro de adoração 24hs que se tornou a sua principal ambição.Em 1997, quando começou a juntara sua equipe, Mike conheceu a Davi Silva que desde então o acompanha em suas viagens e seminários, sendo peça fundamental no ministério Casa de Davi.
Segundo Mike, o ministério Casa de Davi é um ministério profético, ou seja, foi chamado para ministrar (profetizar) às igrejas.
Mike diz ter ouvido do Espírito revelações em forma de ordem, tais como: Deixa fluir o Rio do Leão, Brasil tu és escolhido e Haja a Casa de Davi!
Para angariar fundos, usam de recursos igualando-se a outras igrejas neopentecostais. Como exemplo podemos citar a venda de pulseiras de miçangas que representam o rio do leão e os quatro seres viventes, bem como a realização de seminários com a venda de fitas e outros materiais.
 
Objetivos
Entre muitos:
1)Construir o centro de adoração 24hs(está quase concluído)
2)Ensinar as igrejas a respeito da adoração

   A Casa de Davi se esquece do capítulo quatro de João, versículos 23 e 24 que traz o ensino da verdadeira adoração. Os judeus diziam que o local verdadeiro para se adorar a Deus era em Jerusalém, os Samaritanos diziam que era no monte Gerizim, mais Jesus disse: Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade.

  

Objetivos ocultos
Como todo movimento herético...
1)Fazer prosélitos dentre as igrejas Mt 23.15
2)Angariar fundos
3)Espalhar os seus pontos de vista, revelações e visões.

Divulgação das heresias
Esta parte é feita principalmente através dos seminários, a saber: Resgatai a Noiva 1(adoração com a manifestação da unção dos quatro seres viventes), Resgatai a Noiva 2 (adoração coletiva, como era o tabernáculo de Davi), Companhia de João Batista (profetas e nazireus), etc...
Outros meios de comunicação são os materiais vendidos e o site na internet.

Aberrações e desvios doutrinários
Aos moldes de seitas, tais como os Mórmons, Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Igreja da Unificação Mundial (Rev. Moon) e outras, o ministério Casa de Davi está fundamentado em revelações e visões pessoais de seu líder e não na Palavra de Deus; e o pior é que suas visões e revelações são contrárias ao que a Bíblia ensina. Além deste ponto crucial, podemos citar as suas práticas aberrantes, a saber:
Unção dos quatro seres viventes;
Confissão de pecados passados tanto pessoais como da nação, estado ou cidade;
Mapeamento espiritual para descobrir quais os pecados que deixaram Deus afastado daquele determinado lugar;
Venda de objetos simbólicos;
Mistura de judaísmo com misticismo e cristianismo, com certas práticas, tais como toque da buzina, construção do centro de adoração 24hs com divisão de turnos para todas as igrejas participarem em um lugar único onde possam se reunir para uma adoração contínua (imitação fajuta da adoração levítica), adoração de costas para não aparecer (aparecendo!), e outras.
O ministério Casa de Davi prega, nada mais nada menos, que um outro Evangelho.
Evangelho significa Boas Novas, estas boas novas estão escritas na Palavra de Deus, no entanto Mike Shea traz novas revelações. Leia Gl 1. 6-9

Conclusão:
O ministério Casa de Davi promove modismos aberrantes tais como a unção dos quatro seres viventes, mais está indo além, se tornando uma verdadeira seita herética.
Tendo em vista muitas práticas serem repetidas em outros movimentos evangélicos, como, por exemplo, o G12; trataremos destes tópicos separadamente em outras aulas. Posteriormente estudaremos em aulas específicas a confissão de pecados antigos como parte da cura interior, a volta ao judaísmo e as “profetadas”.
Na próxima aula estaremos refutando a unção dos quatro seres viventes por se tratar de uma prática divulgada principalmente pela Casa de Davi.